sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PROPOSTA CURRICULAR 2011

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

 

Planejamento de Educação Física


Objetivos:

·  Proporcionar aos alunos a participação de atividades corporais visando a ampliação da cultura de movimento, respeitando as suas características físicas, suas limitações, sem descriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
·  Estimular a participação, o respeito, o companheirismo e a socialização, bem como a situação onde ele possa refletir e buscar soluções junto aos demais.
·  Utilizar-se da corporeidade como instrumento norteador do autonomismo, do saber pensar, fazer e sentir, criando novas possibilidades e limites individuais.
·  Ampliar as capacidades de aprendizagem lúdica através de jogos e brincadeiras que propiciem o movimento, o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social, e estabelecer a importância do respeito às regras dos jogos e/ou brincadeiras e principalmente ao próximo.
·  Proporcionar a vivência em diferentes atividades estimulando o aprendizado.

Objetivos Específicos:
A Educação Física desenvolve capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas. Para uma melhor compreensão dos objetivos, a educação física é dividida em três domínios:
Domínio Cognitivo: Trabalha as capacidades intelectuais.
Domínio Afetivo: trabalha as mudanças de comportamento, interesses e atitudes.
Domínio Psicomotor: enfatizam as habilidades motoras.

Avaliação:
·  Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras (se o aluno demonstra segurança para experimentar, tentar e arriscar).
·  Participar das atividades respeitando as regras e a organização.
·  Interagir com os colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais ou de gênero.
·  Demonstrar interesse em aprender a atividade proposta.


Educação Infantil


1º Bimestre
Ginástica
  • Introdução aos elementos básicos ginásticos.
  • Elementos da coordenação motora básica: correr, saltar, equilibrar, girar, rolar.
  • Elementos da coordenação motora específica: lateralidade, arremessar, óculo-manual, óculo-pedal, espaço-temporal.
  • alongamento e relaxamento
  • Ginástica Aeróbica: com movimentos naturais e do cotidiano.
2° Bimestre
Atividades rítmicas
  • Brinquedos cantados
  • Cantigas de Roda
  • Dança Folclórica
  • Dança Típica
  • Dança e movimentos expressivos.
3º Bimestre
Jogos
  • Jogos recreativos
  • Jogos cooperativos
  • Jogos de estafeta
4º Bimestre
  • Brincadeiras populares

1º, 2º e anos do ensino fundamental


1º Bimestre
·        Ginástica
  • Introdução aos elementos ginásticos: corridas, saltos, giros, rolamentos, e equilíbrios.
  • Alongamento e relaxamento.
  • Ginástica Aeróbica: com movimentos naturais e do cotidiano.
2° Bimestre
  • Atividades rítmicas
  • Brinquedos cantados
  • Cantigas de Roda
  • Dança Folclórica
  • Dança Típica
  • Dança e movimentos expressivos .
3º Bimestre
  • Jogos
  • Jogos recreativos
  • Jogos cooperativos
  • Jogos de estafeta
4º Bimestre
  • Esporte
  • Iniciação ao atletismo: corrida, salto e arremesso.
  • Brincadeiras populares

3º e    anos do ensino fundamental
1º Bimestre
·        Iniciação às Ginásticas Olímpicas (Solo, Estrela, Parada c/ 2 apoios, Parada c/ 3 apoios, Utilização dos aparelhos – Plinto,Trampolim, Barra, Trave)
  • Ginástica: alongamento e aeróbica.
  • Ginástica: localizada (visando perceber as capacidades do corpo)
  • Ginástica acrobática
2º Bimestre
  • Dança com músicas diversas.
  • Dança de diferentes etnias
  • Atividades Rítmicas (Ritmo, Música, Movimento, Percussão corporal e Utilização de materiais (bexigas, sucatas, pandeiros, lenços, entre outros)). 
3º Bimestre
  • Jogos pré-desportivos
  • Jogos de Raciocínio
  • Jogos Cooperativos
  • Jogos de Estafeta
4º Bimestre
  • Esporte
  • Iniciação ao atletismo
  • Iniciação do handebol
  • Brincadeiras Populares
5º ano do ensino fundamental
1º Bimestre
·        Iniciação às Ginásticas Olímpicas (Solo, Estrela, Parada c/ 2 apoios, Parada c/ 3 apoios, Utilização dos aparelhos – Plinto,Trampolim, Barra, Trave)
  • Ginástica: alongamento e aeróbica.
  • Ginástica: localizada (visando perceber as capacidades do corpo)
  • Ginástica acrobática
2º Bimestre
  • Dança com músicas diversas.
  • Dança de diferentes etnias.
  • Atividades Rítmicas (Ritmo, Música, Movimento, Percussão corporal e Utilização de materiais (bexigas, sucatas, pandeiros, lenços, entre outros)).
3º Bimestre
  • Jogos pré-desportivos
  • Jogos de Raciocínio
  • Jogos Cooperativos
  • Jogos de Estafeta
4º Bimestre
  • Esporte
  • Iniciação ao atletismo
  • Iniciação do handebol
  • Brincadeiras Populares
  • Conhecimentos sobre o corpo: benefícios da atividade física


Ensino Fundamental II

OBJETIVOS GERAIS
·        Participar de Atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio de dos outros, sem descriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
·        Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas. Valorizar, Conhecer e respeitar a manifestação da cultura corporal das diferentes culturas, transformando em recurso para a interação entre indivíduos de diferentes grupos sociais.
·        Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando ábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de manutenção e melhoria da saúde coletiva.

CONTEÚDOS

Conhecimento sobre o corpo:
·        Anatomia (músculos e ossos)
·        Fisiologia (durante a atividade): freqüência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais.
·        (longo prazo): melhora da condição cárdio-respiratória, aumento da massa muscular, da força, flexibilidade e diminuição do tecido adiposo.
·        Hábitos posturais e atitudes corporais.    
Esportes, Jogos, ginástica, dança e lutas:
·        Esporte: práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais.
·        Jogos: podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptados em função do espaço físico, nº de participantes, etc.
·        Lutas: são disputas em que o oponente deve ser subjugado mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa (cabo de guerra, braço de ferro, capoeira, judô e caratê).
·        Dança: populares, moderna e contemporânea, folclóricas e típicas, identificar e conhecer o histórico e os movimentos sociais em foram inseridas.
·        Ginásticas: São técnicas de trabalho corporal que assumem caráter individualizado com finalidades diversas (ex. preparação para outras modalidades, como relaxamento, manutenção e recuperação da saúde, ainda de forma recreativa, competitiva e de convívio social), podendo ser realizada com ou sem aparelhos, em recintos fechados, abertos, na água, etc.

Possibilidades:
·        Jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos do futebol (gol a gol, controle, chute-em-gol-rebatida-drible, bobinho, dois toques);
·        Jogos das populares: bocha, malha, taco, boliche;
·        Brincadeiras: amarelinha, pular corda, elástico, bambolê, bolinha de gude, pião, pipas, lenço atrás, corre cutia, esconde-esconde, pega-pega, coelho-sai-da-toca, duro-ou-mole, agacha-agacha, mãe-da-rua, carrinhos de rolimã, cabo-de-guerra, etc.
·        Atletismo: corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, am altura, triplo, com varas; arremessos de peso, de martelo, de dardo e de disco;
·        Esportes coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei de praia, handebol, futvôlei, etc.
·        Esportes com bastões e raquetes: beisebol, tênis de mesa, tênis de campo, pingue-pongue
·        Esporte sobre rodas: hóquei, hóquei in-line, ciclismo;
·        Lutas: judô, capoeira, caratê;
·        Ginásticas: de manutenção de saúde (aeróbica e musculação); de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; olímpica e rítmica desportiva.
·        Dança: (Atividades rítmicas e expressivas): Manifestações da cultura corporal (danças e brincadeiras cantadas). Os conteúdos deste bloco são amplos e diversificados. Danças brasileiras: samba, baião, valsa, quadrilha, afoxé, catira, bumba-meu-boi, maracatu, xaxado, etc. Danças urbanas: rap, funk, break, pagode, danças de salão;Danças eruditas: clássicas, modernas, contemporâneas, jazz, etc.;Danças e coreografias associadas a manifestações musicais: blocos de afoxé, olodum, timbalada, trios elétricos, escolas de samba;Lengalengas;Brincadeiras de roda, cirandas; Escravos de jô.

Organização dos conteúdos esportivos:
Atividades de aprendizagem coletiva:
  • Jogos com os fundamentos do ataque
  • Jogos com os fundamentos de defesa
  • Fundamentos da coreografia
Atividades de Aprofundamentos da Aprendizagem coletiva:
  • Jogos com o aprofundamento dos fundamentos do ataque
  • Jogos com o aprofundamento dos fundamentos de defesa
  • Aprofundamento da coreografia
Atividades de fundamentos da Aprendizagem Individual:
  • Exercícios de fundamentos do esporte
  • Exercícios de fundamentos da ginástica
  • Exercícios de fundamentos da dança
Atividades de Aprofundamentos da aprendizagem individual:
  • Exercícios de aprofundamento do esporte
  • Exercícios de aprofundamento da ginástica
  • Exercícios de aprofundamento da dança
Objetivos:
·  Participar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Apropriar-se de processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das habilidades motoras próprias das situações relacionais, aplicando-os com discernimento em situações-problema que surjam no cotidiano;
·  Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não-violenta, pelo diálogo, e prescindindo da figura do árbitro. Saber diferenciar os contextos amador, recreativo, escolar e o profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo em quaisquer desses contextos;
·  Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais. Reconhecer e valorizar as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade decorrentes, inclusive, dessas mesmas diferenças culturais, sexuais e sociais. Relacionar a diversidade de manifestações da cultura corporal de seu ambiente e de outros, com o contexto em que são produzidas e valorizadas;
·  Aprofundar-se no conhecimento dos limites e das possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais com autonomia e a valorizá-las como recurso para melhoria de suas aptidões físicas. Aprofundar as noções conceituais de esforço, intensidade e freqüência por meio do planejamento e sistematização de suas práticas corporais. Buscar informações para seu aprofundamento teórico de forma a construir e adaptar alguns sistemas de melhoria de sua aptidão física;
·  Organizar e praticar atividades corporais, valorizando-as como para usufruto do tempo disponível, bem como ter a capacidade de alterar ou interferir nas regras convencionais, com o intuito de torná-las mais adequada ao momento do grupo, favorecendo a inclusão dos praticantes. Analisar, compreender e manipular os elementos que compõem as regras como instrumentos de criação e transformação;
·  Analisar alguns dos padrões de beleza, saúde e desempenho presentes no cotidiano, e compreender sua inserção no contexto sociocultural em que são produzidos, despertando para o senso crítico e relacionando-os com as práticas da cultura corporal de movimento;
·  Conhecer, organizar, interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promoção de atividades corporais e de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Ensino Fundamental 5ª série
1º Bimestre
1.      Atletismo
  • Elementos históricos
  • Fundamentos
  • Corridas: Ensino postural na corrida, saída baixa, corrida de velocidade, corrida aeróbica (aumento progressivo).
  • Saltos: iniciação ao salto em distância
  • Arremessos de peso, parado e em deslocamento (com material alternativo).
2.      Ginástica
  • Elementos históricos da Educação Física: Pré-História, Grécia, Roma
  • Ginástica Olímpica
  • Solo: Estrela, rondante, rolamentos, paradas (combinação de elementos)
  • Utilização dos aparelhos: Plinto (saltos), Trampolim (impulsão), Barra (balanços), Trave (equilíbrios, rolamentos, estrela)
3 . Eixo temático: ética e cidadania nos esporte.

2º Bimestre
1.Dança
·        Dança (ritmos, construção e execução)
·        Origens da dança
·        Classificação da dança
·        Aspectos culturais da dança
·        As etnias e suas danças
2. handebol (história, iniciação ás regras, e fundamentos):
·        Drible: parado e em deslocamento.
·        Passe e recepção: ombro direito, ombro quicado e diferentes distâncias.
·        Arremesso: parado e em suspensão.
·        Defesa: individual( ½ quadra)
·        Ataque: individual
·        Regras: 2 dribles, invasão na área do goleiro,cobrança de lateral e conhecimento da quadra e posicionamento.
3. Eixo Temático: Meio ambiente.

3º Bimestre
1.      Voleibol
·        história, iniciação ás regras e fundamentos
·        Saque:por baixo.
·        Manchete: parada.
·        Toque: parado.
·        Cortada: golpeio da mão na bola
·        Mini voleibol: 2x2, 3x3.
·        Regras: Conhecimento da quadra e posicionamento, Posicionamento e rodízio,número de toques, invasão no saque, movimentos que caracterizam condução da bola.
2.      Futsal( história, iniciação ás regras e fundamentos)
·        Condução da bola:parte interna e externa do pé e condução simples alternando os pés.
·        Domínio com a sola do pé e com a coxa.
·        Passes: parte interna e de sola.
·        Chute: parte interna do pé e bico.
·        Marcação individual
·        Regras: noções da quadra e posicionamento, saída de bola, cobrança de tiro de meta, lateral e escanteio.
3.      Eixo temático: saúde e qualidade de vida
·        Importância da Educação Física (aspectos gerais e a importância do movimento)
·        Benefícios da Atividade Física
·        Higiene e Hábitos Alimentares

4º Bimestre
1. Basquetebol (história, iniciação ás regras, e fundamentos):
·        Passes e recepção: de peito, quicado e por cima da cabeça.
·        Recepção e dribles: parado e em deslocamento
·        Bandeja: só a parada, do lado direito e do lado esquerdo.
·        Arremesso parado: execução do movimento correto e parado.
·        Marcação individual( ½ quadra)
·        Regras: tipos de infração (andar com a bola, dois dribles, conhecimento da quadra e posicionamento.
2. Lutas
·        Princípios gerais das lutas
·        Aspectos culturais das lutas
·        Tipos de lutas.
4.      Jogos Indígenas
5.      Eixo temático: pluralidade cultural
Ensino Fundamental 6ª série
1º Bimestre
1.      Ginástica: aeróbia e anaeróbia.
·        Elementos Históricos da Educação Física
·        Ginásticas Olímpicas: Rítmica e Artística
·        Ginástica Acrobática
·        Ginásticas Terapêuticas
·        Ginástica Estética
2.      Atletismo (Regras e fundamentos):
·        Corrida aeróbica - 9 minutos.
·        Saída baixa com tacos.
·        Corrida de velocidade.
·        Salto em distância
·        Arremesso de peso parado com medicinibol de 1kg.
  • Salto em altura.
3.      Eixo temático: Ética e cidadania no esporte.
  • Combate a violência, respeito a diversidade.
2º Bimestre
1.      Danças:
·        Regionais e típicas
·        Folclóricas
·        Criativa
·        Construção coreográfica
2.      Handebol:
·        Drible: em deslocamento; com e sem defesa.
·        Passe e recepção: ombro; em suspensão; diferentes distâncias.
·        Arremesso: de apoio; 3 passos com suspensão.
·        Defesa: 6x0
·        Ataque: 6x0
·        Regras: posicionamento para as falta; 7 metros; saída de bola; conhecimento da quadra e posicionamento. 
3.      Eixo Temático: meio ambiente
  • Atividade física e meio ambiente

3º Bimestre
1.      Voleiboll:
·        Saque: por baixo.
·        Manchete: com recepção; com deslocamento.
·        Toque: com recepção; com deslocamento.
·        Cortada: golpeio da mão com salto.
·        Defesa: manchete e deslocamentos.
·        Minivoleibol 4x4.
·        Sistema de jogo 6x0
·        Regras: conhecimento da quadra e posicionamento; rodízio do sistema 6x0; toques na rede e invasões.
2.      Futsal:
·        Condução da bola: parte interna e externa do pé.
·        Domínio da bola.
·        Passes: por elevação; pela parte externa do pé.
·        Chute: com o peito do pé; voleio.
·        Marcação: individual.
·        Sistema de jogo:2x2
·        Regras: Conhecimento da quadra e posicionamento; recuo para o goleiro; regras dos 4 segundos; participação do goleiro; tipos de faltas e sinalizações.
3.      Eixo Temático: saúde e qualidade de vida
  • Benefício da atividade física regular para a saúde e conseqüências do sedentarismo.
  • Vícios posturais
4º Bimestre
  1. Basquetebol:
·        Drible: alto; medo; baixo; de velocidade.
·        Bandeja: com drible; após um passe.
·        Arremesso: com e sem tabela; lance livre; posicionamento no garrafão.
·        Finta: finta um passe e sai driblando.
·        Marcação: individual quadra toda.
·        Regras: tipos de faltas e sinalizações; conhecimento da quadra e posicionamento.
  1. Lutas
  • Princípios gerais das lutas
  • Aspectos culturais das lutas
  • Tipos de lutas.
  1. Jogos indígenas.
  2. Eixo Temático: Pluralidade Cultural
·        Bullyng
·        Preconceito
·        Atividade física das etnias

Ensino Fundamental 7ª série
1º Bimestre
1.      Ginástica:
·        Artística: Eqilíbrio ( banco sueco ou materiais alternativos); força e flexibilidade( membros superiores e inferiores, abdominal estática; elementos básicos acrobáticos ( rolamento grupado e afastado para frente; “ estrelinha”, parada de mão; Seqüência de movimentos ginásticos e acrobáticos. Salto aviãozinho “ cavalinho”; tesoura, etc.
·        Rítmica: Passos (unipasso, passo de ginasta, eleve, deslize, cruzado, de valsa); Giros: cruzado á frente direita-esquerda; cruzado á trás direita-esquerda; apoio em um único pé; com altitude. Saltos: tesoura; grupado; enjambée e outros; Saltito: skip; galope; chasset frontal e lateral. Seqüência de movimentos com ou sem aparelhos: corda, arco, bola e massas.
·        OBS: os movimentos de GR podem estar presentes nas seqüências de movimentos da GA.
2.      Atletismo (Regras e fundamentos):
·        Corrida aeróbica - 12 minutos.
·        Saída alta, revesamento e passagem de bastão.
·        Salto em distância: noções do estilo tesoura (pedalada)
·        Arremesso de peso com medicinibol com giro.
·        Salto em altura (rolo ventral).
3.      Eixo Temático: Ética e cidadania.
  • Violência: combate a violência, respeito a diversida
2º Bimestre
1.      Handebol:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: passes posicionamentos e dribles.
·        Arremesso: com apoio e com giro.
·        Finta: com mudança de direção.
·        Defesa: 6x0
·        Ataque: 5x1
·        Contra ataque simples.
·        Regras: tipos de faltas e sinalizações.
2.      Danças:
  • Populares (brega, forró, axé, funk, pip rop, street dance, dance, tecno, mélody, break, etc, considerando a origem e o movimento social de quando e onde ela originou).
  • Danças como referencia cultural
3.      Eixo Temático: Meio Ambiente

3º Bimestre
1.      Voleibol:
·        Saque: por cima.
·        Recepção para a posição 3.
·        Levantamento: entrada e saída da rede; toque específico do levantador.
·        Cortada: passada, salto e movimento completo.
·        Bloqueio: individual (posição do corpo, iniciação)
·        Toque: com recepção; com deslocamento.
·        Cortada: golpeio da mão com salto.
·        Defesa: toque e manchete com deslocamento.
·        Sistema de jogo 6x0 e 3x3.
·        Regras: rodízio no sistema 6x0 e 3x3. Troca de posições nos rodízios; tempo para sacar( 8s); invasão da linha no ataque( linha 3m)
2.      Futsal:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: condução da bola, domínio, passe e chute.
·        Marcação: por zona.
·        Sistema de jogo: 3x1
·        Regras: revisão das faltas e sinalizações; penalidades e substituição de jogador.
3.      Eixo Temático: saúde e qualidade de vida
  • Corporeidade: Estética corporal e auto-estima.
  • Qualidade de vida: Doenças degenerativas, diabetes, hipertensão, coronarianas, etc
  • Efeito das drogas sobre o rendimento físico.
4º Bimestre
1.      Basquetebol:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos e bandeja.
·        Arremesso: tipo jump.
·        Rebote.
·        Marcação: por zona 2x1x2.
·        Ataque: movimentação contra zona.
·        Finta: finta um passe e arremessa.
·        Regras: revisão das infrações e faltas com as suas penalidades..
2.      Lutas:
  • Princípios gerais das lutas
  • Aspectos culturais das lutas
  • Tipos de lutas.
3.      Jogos Indígenas
4.      Eixo Temático: Pluralidade Cultural


Ensino Fundamental 8ª série
1º Bimestre
1.      Ginástica:
·        Escolar: execução correta dos movimentos a caráter informativo.
·        Conhecimento sobre ginástica comercial.
  • Ginástica Aeróbica / Localizada
  • Capacidades Físicas
2.      Atletismo (Regras e fundamentos):
·        Corrida aeróbica - 12 minutos.
·        Corrida com barreira.
·        Salto triplo.
·        Lançamento de dardo.
·        Lançamento de disco.
·        Salto em altura dorsal.
·        Arremesso de peso.
3.      Eixo Temático: Ética Cidadania.
  • Organização de eventos esportivos escolares.
  • Preconceito.
2º Bimestre
1.      Handebol:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos e finta.
·        Arremesso: com apoio e com giro.
·        Finta: com giro.
·        Arremesso: 7 passos; sobre passo( passo cruzado).
·        Defesa: 5x1
·        Ataque: 4x2
·        Contra ataque sustentado.
·        Regras: jogo com regra oficial.
2.      Dança
  • Dança: moderna e contemporânea.
  • Realização de Mostras Rítmicas e Danças
  • Criação de Coreografia
  • Dança Teatral
3.      Eixo Temático: Meio ambiente.

3º Bimestre
1.      Voleibol:
·        Saque: por cima (quadra toda).
·        Recepção para a posição 2 e 3.
·        Levantamento: em reversão.
·        Cortada: direcionamento para a paralela e a diagonal.
·        Bloqueio: duplo e individual
·        Toque: com recepção; com deslocamento.
·        Cortada: golpeio da mão com salto.
·        Defesa: “peixinho”.
·        Sistema de jogo 4x2.
·        Jogo com regras oficiais.
2.      Futsal:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: condução da bola, domínio, passe e chute.
·        Marcação: mista.
·        Sistema de jogo: 3x1
·        Jogo com regras oficiais.
3.      Jogos Indígenas
4.      Eixo Temático: Saúde e qualidade de vida.
·        Distúrbios de imagem (vigorexia, corpo ideal x corpo real, anorexia, bulimia)

4º Bimestre
1.      Basquetebol:
·        Refinamento das destrezas motoras básicas: passes, dribles, arremessos, fintas e bandeja.
·        Arremesso: 3 pontos.
·        Marcação: por zona 3x2 e por cobertura.
·        Ataque: movimentação contra zona.
·        Finta: finta com giro e bandeja.
·        Finta: finta com giro e bandeja.
2.      Lutas:
  • Princípios gerais das lutas
  • Aspectos culturais das lutas
  • Tipos de lutas.
3.      Jogos Indígenas
4.      Eixo Temático: Pluralidade Cultural
  • Violência: combate a violência, respeito a diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário