terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ensino do Atletismo Escolar

Educação Infantil

Trabalhar com atletismo na educação infantil pode parecer difícil, no entanto pode ser uma tarefa agradável. No atletismo temos corridas, saltos e arremessos, atividades que fazem parte da infância e que o professor pode utilizar para alcançar objetivos educacionais.

 Atividade 1 - Corrida
Utilizar brinquedos coloridos pode ajudar a motivar a criança para realizar a atividade com atenção, nesta atividade utilize uma fita colorida anexada a um boné ou chapéu colorido, a criança deve sair de um determinado ponto e chegar a outro correndo para que a fita voe. Importante que se divida a turma em pequenos grupos para você possa observar melhor. Na seqüência, transforme essa atividade em corrida de revezamento, que ao invés de passar o bastão pode-se passar o chapéu.
Continuando a aula, explore os tipos de corrida: correr sem sair do lugar, correr elevando os joelhos a frente, correr elevando os pés posteriormente, correr lentamente, correr acelerado.
Promova atividades de estafeta com brinquedos, estimulando a corrida.
ATENÇÃO: cuide para não ficar o tempo todo correndo para a criança não ficar exausto e desistir da atividade.
Como atividade de volta a calma, e como utilizamos o chapéu, sugiro a música:
O MEU CHAPÉU

O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meus chapéu
Se não tivesse três pontas 
Não seria o meu chapéu

 Atividade 2 - Salto

Utilize arcos, cordas, folha de E.V.A , tapete de emborrachado, para promover a atividade de salto. Espalhe os arcos em linha reta, com distância entre eles de um passo infantil, onde a criança deve ultrapassar a trilha saltando de um arco à outro. Repita essa atividade com os arcos em zig-zag.
Disponha as cordas no chão espalhadas aleatoriamente formando um grande circuito, onde a criança deve andar pelo espaço da aula, saltando cada vez que encontrar uma corda.
Espalhe alguns tapetes de emborrachados (ou folhas de E.V.A) onde um aluno de cada vez deve saltar sobre ele. Para incrementar e sabendo da importância da atividade de faz de conta, peça para as crianças imaginarem o tapete como sendo um buraco no chão, tendo que saltar como um cavalinho para não cair.


Atividade 3 – Arremesso
Prepare alguns materiais como bolas (de tênis, de pano, de borracha ou até mesmo de papel para reciclagem), discos feitos de papelão ou pratos descartáveis e dardos feitos com metade de um cabo se vassoura sem pontas.  Providencie uma cadeira, um balde, arcos (Bambolês), cordas, pneu para reciclagem, argolas e o que mais tenha disponível em sua escola.
Comece com as bolas, estipule um alvo no chão, como por exemplo, um balde para que a criança busque acertar de distâncias diferentes, buscando arremessar de maneiras diferentes proporcionando uma vivência da capacidade dos movimentos corporais. Estimule ao máximo a criatividade.
Também é possível pendurar o arco para que busquem acertá-lo. Ao final disponha os materiais que preparou para que sirvam de alvo.
Para o arremesso de dardo, é preciso ter mais cuidado e orientar as crianças para que não circulem na área de arremesso para impedir qualquer acidente. Importante que um a uma, todos tenha a oportunidade de vivenciar o arremesso. Uma área com areia ou grama é mais indicada para essa atividade.
Deixe o arremesso de disco para o final, por ser o mais divertido e como a criançada já gastou muita energia, isso pode favorecer o sucesso da aula. Com os discos feitos de papelão, incentive o arremesso em área livre. Em trios a criança arremessa e busca o seu disco entregando para a professora.
Muito Legal !