segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Voleibol - Aula prática

Estes exercícios são para a iniciação ao esporte, porém alguns podem ser utilizados para aperfeiçoar o gesto técnico.

1- Rolar a bola, rasteira ao chão, de um ponto ao outro, primeiramente com as duas mãos depois com uma das mãos.

2-  Andar de costas, agachado para rolar a bola.

3-  Na posição sentada, rolar a bola para que ela circule todo o corpo.

4-  Lançar a bola rasteiramente, numa velocidade média e correr para chegar à marca antes da bola. Espera-la e repetir o exercício retornando ao local de origem.

5-  Quicar a bola com força e tentar encaixa-la.

6-  Caminhando, lance a bola no ar e receba para lançar novamente. Repita o exercício trotando e por ultimo correndo. 

7- Lançar a bola contra uma parede, deixar quicar e pega-la, na seqüência pode tentar pegar sem esperar que ela quique.

8- Lançar a bola na parede bater palma e pega-la.

9-  Lançar a bola para o alto, bater palma e pega-la.

10- Quicar a bola na parede numa seqüência de três alturas diferentes.

11- Lançar a bola para cima dar um giro e pega-la.

12- Ensinar a posição básica: cabeça alta e olhar para frente; corpo levemente inclinado para frente; pés paralelos e afastados na largura dos ombros, joelhos levemente flexionados, braços ao lado do corpo, semiflexionados.

13-Com a bola no chão, o aluno deverá se deslocar ao redor da bola com na posição básica.

14-Com a bola no chão, o aluno deverá pular sobre a bola da direita para a esquerda e vice-versa.

15-Com a bola no chão, o aluno deverá pular sobre a bola de frente pra traz e vice-versa.

16-Em circulo, os alunos devem segurar a bola na posição do toque (sem movimento), e passar para o colega do lado para que faça o mesmo, adicione mais bolas ao exercício.
17- Lançar a bola pra cima e segura-la na altura da testa.

18-Lançar a bola pra cima, realizar o toque na bola e encaixa-la. 

19-Em dupla, um aluno sentado no chão e o outro lançando a bola na altura da testa do colega para que seja realizado o toque.

20- Após ensinar a posição das mãos para a realização da manchete, oriente o aluno para que lance a bola para o alto e receba em manchete amortecendo.

21-Executar,  individualmente e sem bola,  o gesto técnico da manchete, parado e
em movimentação.

22- Em duplas, um aluno ajoelhado com os braços em manchete o outro lançando a bola para ser amortecida pela manchete.

23- Em dupla, deixar a bola quicar e rebate-la com manchete.

24- Realizar toques altos consecutivos no lugar.

25- Realizar toques consecutivos em deslocamento.

26- Realizar toques alternados de toque e manchetes no lugar.

27-Realizar toques e manchetes alternados deslocando-se.

28-Em duplas, realizar toques.

29- Em duplas realizar manchetes.

30-Realize um jogo onde os fundamentos utilizados são o toque e a manchete, para identificar as posições do rodízio e treinar os fundamentos básicos.

31-Divida a turma de alunos em dois grupos, No primeiro momento uma equipe saca e a outra, recebe e passa a bola rasteira. Num segundo momento inverte os papéis.

32-Divida a turma em três filas e um aluno a frente aproximadamente 3m de distância, cada fila com sua bola. O aluno distante saca e dirige-se para o final da fila. O primeiro da fila receberá o saque por baixo em manchete e será o próximo a sacar. E assim sucessivamente.

33-Organizados dois a dois, realizar manchete e toque.

34-Organizar os alunos em pequenos grupos dispostos em círculo, realizar manchete e toque.

35- Organizados em fila, realizar o gesto técnico da cortada, sem bola.

36-Organizados em fila, realizar o gesto técnico do bloqueio, sem bola.

37-Dividir a turma em duas uma parte realiza o gesto técnico da cortada, senso que simultaneamente, a outra metade executa o bloqueio, sem bola.

38-Executar a posição de rodízio sem bola para que cada aluno assimile a seqüência.

39- Iniciar uma partida de voleibol, sempre parando o jogo para corrigir, informar e orientar o aluno e a aluna.


CUIDADO: é importante praticar o jogo, mas com objetivo e sob orientação do professor. Deixar os alunos jogando sozinhos e se ausentar não constitui  o processo ensino aprendizagem.